Universo
(…) E assim, assustado e mudo,
bem menor que um ínfimo
grão de poeira, contudo,
sou capaz de apreender, no meu íntimo,
essas incontáveis galáxias,
esses espaços sem fim,
essa treva e explosões de lava.
Como tudo isso cabe em mim? (…)
Ferreira Gullar
JUSTIFICATIVA
A Ciência e a Tecnologia são fundamentais para o avanço das sociedades que delas dependem de forma bastante significativa. Poucas pessoas, entretanto, têm noção das atividades desenvolvidas nessas áreas. Para que passem a valorizá-las, compreendendo o que significam para o bem-estar das populações humanas, torna-se indispensável que a igualdade e a justiça social prevaleçam no mundo. Dissociadas da preocupação e de um compromisso humano e ético, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação não representarão melhorias de vida para todos. O desenvolvimento científico deve vir carregado de um profundo senso humanitário, de uma conexão inseparável com a luta pela dignidade e pela preservação de todas as formas de vida.
Segundo a pesquisadora da UNICAMP, Ângela Saligo (2019, p.1), “É papel dos cientistas realizarem estudos que tenham como objetivo primeiro uma ciência compromissada com a humanidade, a sociedade e as pessoas.” Essa prática, segundo a pesquisadora, precisa se colocar em oposição às ideias e ações que nos oprimem, nos silenciam e nos afundam nas desigualdades.
A Escola, enquanto espaço em que linguagens e explicações são construídas, onde se reúnem saberes científicos e saberes populares, pode ajudar no processo de articulação, explorando as informações científicas presentes no cotidiano dos estudantes através de uma análise histórica, crítica e reflexiva, oferecendo-lhe, para tanto, a oportunidade de construção de uma postura de ressignificação do conhecimento científico, de modo a retirá-los da posição de meros receptores de informações para transformá-los em cidadãos capazes de apropriarem-se do conhecimento científico para utilização na explicação, compreensão e transformação do mundo.
Referências bibliográficas:
Rodrigues, Marcelo. A Ciência é da Humanidade e para a Humanidade (2019).
Disponível em www.portal.sbpcnet.org.br . Acesso em 30 de outubro de 2019.
OBJETIVOS
– Analisar a construção da Ciência e Tecnologia no tempo e espaço.
– Compreender a Ciência e Tecnologia como possibilidade de realização do homem.
– Discutir os avanços e limites da Ciência e da Tecnologia nos tempos atuais.
– Analisar as contribuições das diversas áreas de conhecimento na construção da formação do pensamento conceitual científico.
METODOLOGIA
O projetofoi desenvolvido por toda a Escola, da Educação Infantil à 3ª Série do Ensino Médio.
Para cada turma ou responsável por um período histórico foram designados dois professores responsáveis para planejar, organizar, acompanhar e avaliar os trabalhos.
As atividades desenvolvidas por todas as séries:
– Linha do tempo do período estudado.
– Produção e exposição das principais descobertas, pesquisas, invenções ou experiências.
– MACC (Mostra Ânima de Ciência e Cultura).
– Peça Musical apresentada no Teatro do SESI, com a participação de crianças e adolescentes.
– Produção de uma música sobre o período estudado.
– Representação dos cientistas pesquisados.
– Mesa redonda apresentando o período estudado, suas contradições, limites e avanços.
– Produção de um texto coletivo por série com as reflexões acerca do tema.