Considerando a arte como um elemento relevante na busca pelo conhecimento e pela formação humana, a Escola encaminhou o presente projeto, não somente como um evento que contou com a participação da quase totalidade de seus alunos e de suas famílias, mas também e sobretudo como um momento que provocou curiosidade de aprender, reflexão, criticidade e capacidade de compreender a caminhada do ser humano na construção do mundo que temos hoje. Além disso, este trabalho mostrou àscrianças e juventude atual que seus pais, avós e bisavós situam-se nesta linha de tempo como formadores da contemporaneidade. Tivemos respostas bastante positivas dos professores, dos alunos e de suas famílias.
“Travessia” foi um projeto que mostrou a caminhada da juventude a partir dos anos 50, passando pelas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000 e abordou os movimentos políticos, sociais, culturais, científicos e artísticos que construíram a sociedade que temos hoje.
Tema: Linha de Tempo entre os anos 50 e 2000, através dos movimentos científicos, sociais, políticos, econômicos e culturais da juventude.
Público Alvo: Alunos e comunidade escolar da instituição.
Duração: Ano letivo de 2017.
Objetivo: Utilizando os conhecimentos científicos e a arte, sensibilizar os alunos para o estudo da História, levando-os a pesquisar, compreender e escrever, a partir dos anos 50, sobre a linha de tempo que construiu a trajetória atual.
Atividades desenvolvidas a partir do tema:
– Debates, performances, estudos e pesquisas.
– MACC (Mostra Ânima de Ciência e Cultura).
– Apresentações na Escola.
– Drama musicado realizado no Tetro do SESI, com cerca de 190 participantes entre crianças e adolescentes.